UMA ESCOLA EXIGE LÍDERES DE QUALIDADE

UMA ESCOLA EXIGE LÍDERES DE QUALIDADE
Compartilhar
  •  
  •  
  •  

Existe uma frase de um prestigiado C.E.O da IBM, Louis Gerstner que diz em inglês:

“PEOPLE DON’T DO WHAT YOU EXPECT. BUT WHAT YOU INSPECT.”, que em uma tradução livre significa.

“Não adianta esperar, as pessoas não fazem o que você espera, mas sim o que você fiscaliza.”

É preciso inspecionar, conferir, pressionar para que as coisas saiam como têm que sair, em qualquer ambiente de trabalho.

E a nossa pergunta, que não cala nunca, como pais, educadores e alunos deve ser:

Por que,  em muitas escolas, apesar das boas intenções de todos,  não se consegue mudar o patamar de qualidade de ensino?

O PAPEL DO DIRETOR / COORDENADOR EM UMA ESCOLA DE

EXCELÊNCIA

DIRETORES E COORDENADORES apáticos são  os viabilizadores dos maus líderes, maus professores, más secretárias. POR ISSO, não conseguem mudar o patamar de qualidade de ensino de uma instituição.

Por que os diretores/coordenadores,  em muitas escolas, não conseguem mudar o patamar de qualidade de ensino? Por que não habilitam professores melhores?

Porque …

Ò … não querem sair da zona de conforto e não querem tirar os alunos e os professores da zona de conforto.

Ò … precisarão  fixar metas, exigir empenho e resultados, olhar para processos, mudar material, coibir faltas.

Ò … precisarão que os professores inexperientes, mas apaixonados, e os experientes, mas apáticos, se tornem profissionais que produzam resultados positivos na vida de seus alunos, que levem seus alunos a aprender.

ISSO DÁ TRABALHO E GERA CONFLITO!

CONCLUSÃO NEFASTA

O resultado terrível dessa simbiose entre  a apatia dos liderados e a falta de iniciativa dos líderes é a mensagem: “Convém não fazer nada; vamos deixar tudo como está.

Ninguém vai reclamar.”

Em qualquer tipo de empresa, essa apatia dos liderados e a falta de iniciativa dos líderes pode levar a empresa ao fracasso total. Em se falando de educação, pode levar um país para o brejo. Que todos nós, envolvidos com educação, tenhamos consciência disso, se realmente quisermos um ensino de qualidade em nossas escolas, sejam elas públicas ou privadas, pequenas ou grandes. Tudo começa na boa gestão da escola. (Rita de Cássia Luz Soares)

Rita de Cássia Luz Soares 

Diretora da Unidade Franqueada – FISK Centro de Ensino – Caçapava Diretora Pedagógica da Unidade Franqueada – FISK Centro de Ensino – Taubaté

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *