Reforma aumenta a procura por previdência privada no Vale do Paraíba

Reforma aumenta a procura por previdência privada no Vale do Paraíba
Compartilhar
  •  
  •  
  •  

Reforma aumenta a procura por previdência privada no Vale do Paraíba

O tema previdência nunca esteve tão em evidência e cada vez mais brasileiros procuram informação sobre o assunto. Como consequência do debate, tem aumentado a procura por planos de previdência privados. No Vale do Paraíba, a Plátano Investimentos, escritório afiliado à XP Investimentos, percebeu um aumento na demanda por esse tipo de produto na casa dos 300%.

“São pessoas que entram em contato com nossos assessores de investimentos para saber a melhor alternativa que o mercado oferece e como contratar um plano de previdência privada. Muita gente busca informações por conta do avanço da reforma da previdência”, comentou o sócio Paulo Naressi.

O assessor de investimentos Rodolfo Manfredini explica que no momento da decisão de contratar uma previdência privada, as pessoas devem levar em consideração alguns fatores. “Para garantir uma renda futura, a pessoa deve primeiro saber escolher uma instituição que tenha experiência nesta gestão, o investidor deverá ficar atento as regras da previdência que escolheu, como por exemplo: cláusulas e regras sobre portabilidade, carregamento, saída e sobre as taxas de administração, dentre outras”, contou Manfredini.

A previdência privada consiste em aplicações em fundos de investimentos que, no futuro, podem ser resgatadas ou transformadas em renda mensal. No mercado existem as seguintes opções:

Renda Fixa Pós-fixados: os investimentos são em títulos públicos e privados pós fixados, a rentabilidade varia de acordo com o indicador de referência.

Renda Fixa Pré/Inflação: os investimentos são em títulos em que a rentabilidade é definida no momento de compra do ativo, podendo ter variação conforme a movimentação e expectativa do CDI ou da inflação.

Multimercados Macro: estratégia baseada no cenário macroeconômico de médio e longo prazo. Caracterizam-se pela liberdade de investir em ativos de renda fixa, moedas, ações, derivativos e investimento no exterior.

Multimercados outros: são fundos com percentuais de alocação mais definidos em determinadas classes de ativos ou fundos com estratégias diferenciadas. Podem investir em ativos de renda fixa, moedas, ações, derivativos e investimento no exterior.

A previdência se diferencia de outro produtos financeiros do mercado pelos seus benefícios fiscais de curto e longo prazo: flexibilidade (realocar a carteira), isenção do come cotas (não tem antecipação de IRPF sobre o ganho de capital), liquidez (retiradas mensais ou resgate total) e é adequado para quem busca sucessão patrimonial (transferência sem burocracia).

A XP oferece as melhores gestoras do ramo para buscar a melhor rentabilidade para cada perfil de investidor. Há que se levar em conta a diferença, no longo prazo, de apenas 1% a mais de rentabilidade anual. A título de exemplo: em um investimento inicial de 100 mil reais, com projeção de 25 anos e com rentabilidade de 5% ao ano, o ganho seria de R$341.77. Já no caso da rentabilidade de 6% ao ano, o valor seria de R$396.268.

Com a falência do sistema público de previdência, formar uma previdência privada é de extrema importância, visando garantir uma renda futura e/ou uma sucessão patrimonial menos burocrática. (Renata Vanzeli – Solução Textual)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *