CASACOR SP 2019: Com o tema Planeta Casa, mostra estreia em uma semana, no dia 28 de maio

CASACOR SP 2019: Com o tema Planeta Casa, mostra estreia em uma semana, no dia 28 de maio
Compartilhar
  •  
  •  
  •  

A abertura da mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e
paisagismo das Américas está cada vez mais próxima. No dia 28 de maio, a
principal edição da CASACOR abre as portas ao público no Jockey Club de São
Paulo. Com 9 semanas de duração, até 04 de agosto, serão 75 ambientes em
mais de 15 mil m².

Planeta Casa é o conceito para a edição 2019 da CASACOR, que percorre 18
cidades brasileiras, 4 países da América do Sul e um da América do Norte. O
tema foi baseado na tendência de cada casa se tornar o universo particular
do indivíduo. É na nossa casa que podemos expressar, de forma natural e
genuína, nossa afetividade e nossa conexão com o outro. E, a partir dela,
demonstrar atitudes afetivas para com a comunidade que nos rodeia. “É pensar
de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito
como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro, como um elo
no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, Diretora Superintendente da
CASACOR.

Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas como um estado de
espírito, norteia as novas formas de morar. A geração millennial (nascidos
entre 1980 e 1995) permeia essa filosofia quase nômade, do desejo de se
sentir em casa em qualquer lugar do mundo. Atrelada a essa necessidade de
constante movimento, a tecnologia evoluiu para uma ferramenta mais amigável
e que facilita esse processo, tornando o cotidiano mais prático e interativo


Aliada à necessidade de se beneficiar da tecnologia, vem a preocupação com
valores como ética, transparência, diversidade e consciência. As pessoas
procuram cada vez mais saber a procedência e o propósito do produto a ser
consumido. Esse comportamento é reflexo da preocupação do indivíduo com a
sua postura em relação ao mundo. “É olhar, de certa forma, com afeto para o
mundo e para o futuro”, comenta Lívia.

Sustentabilidade

Nessa tessitura da afetividade, estão igualmente entrelaçadas a tecnologia e
a sustentabilidade, um dos pilares da CASACOR. Uma das conquistas da edição
paulista da mostra este ano foi no quesito sustentabilidade: 99,3% dos
resíduos gerados na mostra, entre montagem, evento e desmontagem foram
desviados de aterros sanitários. A emissão de carbono foi reduzida em 54%, o
que superou a meta estabelecida de 40%. Esses números confirmam a
preocupação da marca em olhar, com empatia e responsabilidade, como grandes
eventos afetam o meio ambiente.

Assim como a transformação do entorno de nossa casa pode acontecer a partir
das nossas próprias iniciativas, a cidade também é modificada por meio de
soluções que valorizam o convívio da comunidade.

Em 2019, a meta é deixar de produzir 450 toneladas dos mais diversos
resíduos em todas as fases do evento e dar a destinação adequada para o
restante. Apoiada nessa ideia de que melhor que reciclar é não gerar
resíduos, uma das principais ações do ano acontece na bilheteria. Esse ano,
a mostra deixa de imprimir 115 mil convites em papel e mais de mil
passaportes plásticos e, quem adquiri-los antecipadamente estará
contribuindo com a causa.

“Em comparação, se colocarmos em linha reta, todos os convites que
deixaremos de imprimir, isso representaria uma metragem superior à da Linha
Amarela do metrô de São Paulo, que tem 12,8km e vai da Estação da Luz à Vila
Sônia. Isso exemplifica o impacto que CASACOR está exercendo no meio
ambiente”, diz Darlan Firmato, Arquiteto Coordenador de Projetos de CASACOR.

Desde 2015, a CASACOR possui ações voltadas para a sustentabilidade e
assumiu em 2016 o compromisso de buscar a certificação ISO 14.001 até 2020,
que é aplicável às organizações com um desempenho ambiental correto.

Gastronomia, lojas e programação de talks e palestras

Para tornar a experiêmcia do visitante cada vez mais completa, a CASACOR
traz, esse ano, atrações gastronômicas com o retorno do Badebec, o
restaurante Limone, o bar Iulia, e as delícias da padaria Dona Deôla e da
Ofner. Dentre as lojas, a mostra apresenta a Mels Brushes, a Etna, a Gustavo
Eywear e a loja CASACOR por Armazém do Marton. Outra atração será a
programação de talks e palestras na Arena CASACOR, que receberá, diariamente
 conteúdos em temas como tendências do morar, afetividade, tecnologia,
inovação e sustentabilidade, que permeiam todos os projetos apresentados em
2019.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra
de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento
reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019
 são 18 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo,
Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,
Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina
(Florianópolis e Itapema) e Ribeirão Preto. A mostra acontece ainda em
quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.
(Camila Barbieri – A4&Holofote)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *