VIVA MANTIQUEIRA ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM SÃO FRANCISCO XAVIER

VIVA  MANTIQUEIRA ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM SÃO FRANCISCO XAVIER
Compartilhar
  •  
  •  
  •  


Festival Gastronômico vai contar com feira de comidinhas e produtores, aulas-show de culinária e rodas de conversa com grandes nomes nacionais e regionais

Neste fim de semana, dias 7 e 8 de setembro, acontece o VIVA Mantiqueira – Festival Gastronômico em São Francisco Xavier. No sábado e no domingo, o distrito de São José dos Campos será palco de uma série de atividades abertas ao público e gratuitas.

Ao todo, 14 restaurantes e mais de 20 produtores locais participam da feira de comidinhas e produtos que acontece durante todo o dia na Praça Cônego Manzi. Nas tendas dos restaurantes, o público poderá saborear receitas criadas especialmente para o festival.

Entre as opções, a “Casquinha de truta com toque de gengibre e gratinada com parmesão tipo Grana”, a “Fondue de queijo com pinhão” ou “Pernil de colher com purê de batata doce”. Além disso, os cafés, bares e restaurantes também prepararam pratos especiais para servir nos estabelecimentos com preços diferenciados.

Já nas tendas dos produtores rurais, o público vai encontrar uma seleção de queijos, geleias, salgados, doces, pães, bolos, hortaliças, charcutaria e muitos outros produtos feitos artesanalmente por moradores da região.   

Programação. O objetivo do VIVA Mantiqueira é promover o turismo gastronômico e valorizar os ingredientes e produtores locais, resgatando a cultura relacionada à culinária regional. Por isso, além da feira de comidas e produtos,um palco montado na praça também vai sediar aulas-show de gastronomia e bate-papo com convidados.  

No sábado, às 10h30, o chef André Aquino, ex-Bake Off Brasil (SBT) e idealizador do Cozinha pra Machos, prepara uma receita utilizado os ingredientes de produtores de São Francisco. No domingo, também às 10h30, o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó (São Paulo), é quem põe a mão na massa e prepara receitas com os insumos produzidos na Serra da Mantiqueira.

“A influência do turismo gastronômico na cultura local” é o tema da roda de conversa comandada por Beatriz Carvalho no sábado, às 15h30. A convidada é geógrafa, educadora ambiental, mestre em planejamento urbano e regional, além de idealizadora do projeto “Mato no Prato”, que tem como objetivo popularizar a agrobiodiversidade brasileira.

“Nesse bate-papo vou receber uma nutricionista que é dona de uma pousada em São Francisco e dois produtores da cidade. Vamos falar sobre como as tendências e modismos gastronômicos influenciam a cultura alimentar da população do distrito”, comenta Beatriz.

No domingo, às 15h30, o chef Vitor Pompeu fala sobre a “Gastronomia da Mantiqueira, Raiz e Autenticidade”. Vitor é chef de cozinha dos restaurantes Sauá e da Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), além de sócio do restaurante Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP) e tem mais de 17 anos de experiência no meio gastronômico.

Entre os trabalhos mais recentes de fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados à cultura caipira da região estão os projetos “Saberes da Mantiqueira”, que tem apoio do Senac Campos do Jordão, e o Moeté – Território Gastronômico, que apoia o trabalho de produtores artesanais.

“Vou propor reflexões sobre a formação histórica da região, olhando para os traços culturais relacionados à alimentação e à cultura caipira e para os elementos que foram essenciais à adaptação das comunidades à região da Mantiqueira. Necessidades específicas relacionadas ao clima e ao solo, por exemplo. Também vamos falar de ingredientes que são frutos dessa adaptação”, explica Vitor.

MÚSICA.Para celebrar a gastronomia e os produtores locais, o VIVA MANTIQUEIRA promove no sábado, às 19h, o show de Ana Vilela e Tuia Lencioni. Os músicos foram apresentados pelo produtor Juliano Cortuah e o encontro rendeu a regravação de “Linda Juventude”, de Flávio Venturini, para o disco “Pop no Campo vol.1”, recém-lançado por Tuia. Desde então, a dupla tem rodado o Brasil com a turnê que está fazendo sucesso e inclui ainda versões de clássicos como “Espanhola”, de Sá e Guarabyra. 

“Ana Vilela é uma cantora nova, fez um sucesso estrondoso com a música ‘Trem-Bala’, e o trabalho dela tem essa questão da canção, uma referência que também tenho. Temos feito vários shows juntos e surgiu a oportunidade de estar no Viva Mantiqueira. São Francisco Xavier é um lugar lindo, que tem esse charme de montanha, tudo a ver com o tipo de música que eu faço. A minha influência do Vale é desses lugares bucólicos, de onde vem a música e a poesia”, afirma Tuia Lencioni. (André Leite)