Ansiedade: aprenda técnicas de automassagem que auxiliam no combate ao transtorno

Ansiedade: aprenda técnicas de automassagem que auxiliam no combate ao transtorno
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Ansiedade: aprenda técnicas de automassagem que auxiliam no combate ao transtorno

Distúrbio atinge 18,6 milhões de brasileiros e pode provocar sintomas que vão desde insônia a taquicardia

O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas que convivem com transtorno de ansiedade, segundo dados do relatório Depressão e Outros Transtornos Mentais Comuns, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas vezes causado pela preocupação ou medo excessivo com situações, compromissos e problemas pessoais e profissionais, o distúrbio pode provocar sintomas que vão de insônia a taquicardia.

Paula de Campos Melo Evans, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São José dos Campos, conta que quem lida com o transtorno tem a massoterapia como uma aliada. A manipulação de pontos específicos do corpo age sobre órgãos internos diretamente ligados ao sistema nervoso, conduzindo o indivíduo a um estado de equilíbrio.

“A massagem estimula a produção de serotonina e endorfina, conhecidos como hormônios do prazer e do bem-estar que ajudam a combater a depressão, muitas vezes causada pela ansiedade excessiva. Aumento da autoconfiança e da autoestima são resultados que podem ser observados nos pacientes tratados com esse recurso terapêutico”, conta.

Outra possibilidade para quem lida com transtorno de ansiedade é aprender manobras de automassagem. A técnica, de origem oriental, ainda contribui com o alívio de dores, com o relaxamento muscular, combate a insônia, e auxilia em enfermidades como sinusite, rinite, dores de cabeça, alergias e estresse.

“Independentemente do efeito desejado, é indicado, além da terapia alternativa, ter o acompanhamento de um médico que possa indicar o melhor tipo de procedimento para cada doença. A escolha de um profissional habilitado como técnico em massoterapia para executar as manobras também garante segurança e resultado eficaz para o tratamento”, finaliza.

Veja como relaxar ou aumentar a disposição em poucos minutos:

·         Cabeça: durante o banho, faça movimentos circulares com a ponta dos cinco dedos, do topo da cabeça até a base do crânio. Depois, puxe levemente o cabelo entrelaçando os dedos nos fios e repita o movimento.

·         Pescoço: com as mãos espalmadas, vá descendo lateralmente, do topo da cabeça até os ombros. Repita quantas vezes achar necessário. Depois, finalize fazendo pressão com a ponta dos dedos em cima das vértebras do pescoço.

·         Pés: sentado, coloque uma garrafinha de água gelada na planta do pé, movendo-a para frente e para trás. Faça isso por dois minutos em cada pé. (Lucas Carvalho – Alameda Comunicação)