Alimentação e saúde bucal

Alimentação e saúde bucal
Compartilhar
  •  
  •  
  •  

Uma boca saudável também precisa de bons alimentos

No dia mundial da alimentação, comemorado em 16 de outubro, Cada vez mais, tem-se percebido a necessidade de uma alimentação balanceada e nutritiva para que seu corpo esteja preparado e seja eficiente quando houver o aparecimento de alguma infecção, principalmente se for na boca. Por isso o Dr. Rubens Escudero, dentista, alerta: “Os alimentos açucarados causam a queda do pH da boca, provocando a desmineralização dos dentes, o que é propício para que as cáries se formem. Há, também, bebidas ácidas que devem ser evitadas para uma melhor saúde bucal”, comenta.

A dentista, Dra. Ana Paula Escudero, complementa: “Alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, por exigirem maior tempo de mastigação, limpam as impurezas dos dentes devido ao atrito com o alimento, o que também aumenta o fluxo de salivação. Dessa forma, evitam a formação da placa bacteriana, sem falar da água, que é essencial para manter uma boa saúde bucal, pois a salivação é essencial para a remineralização dos dentes, além de ser uma parte importante no processo de alimentação por ajudar a diminuir as partículas de alimentos”, complementa a doutora. E nunca se esquecer da escovação diária, após as refeições.

É divertido comer alimentos doces, como bolachas e balas, mas quando se trata de saúde bucal, a eleição dos alimentos tem um papel importante. Alguns alimentos podem causar cáries nos nossos dentes, enquanto que outros contém os nutrientes necessários para mantê-los fortes e sadios. Se sua dieta é pobre em relação aos nutrientes de que seu corpo necessita, sua boca dificilmente resistirá a uma infecção. Embora uma má nutrição não cause doenças periodontais diretamente, muitos pesquisadores acreditam que a doença avança com maior rapidez e pode ser mais grave em pessoas com dietas carentes de nutrientes.

Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie. Caso tenha que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições. Evite alimentos que grudem nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. A maior parte dos alimentos já tem ingredientes que produzem ácidos. Por isso, quanto menos você expuser seus dentes a esses ingredientes menor força terão os ácidos da placa bacteriana de atacarem o esmalte. Um aspecto positivo é o fato do aumento de produção de saliva durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.

ISSO É PAUTA – Assessoria de Imprensa Abel Freitas Office Rua Itajaí, 80 CJ 512-513 – Edifício Alpha Office – Jardim Aquarius (12) 3906.8231