Atividade Física X Sistema Imunológico

Atividade  Física X Sistema Imunológico
Compartilhar
  •  
  •  
  •  

– em época de coronavírus, saiba que a atividade física pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico –

Nos noticiários, nas ruas ou em casa a doença coronavírus que vem assustando o mundo, está em evidência. Trata-se de uma doença viral como tantas outras, como gripe, resfriado, dengue, febre amarela.

Para estes casos vale todo tipo de prevenção, uma delas, ao longo prazo, é a atividade física, que melhora em muito o sistema imunológico. Com uma alta imunologia é possível ser mais resistente às doenças.

A importância da atividade física regular para melhora da resposta imunológica é um tema de bastante interesse, ainda mais, no momento atual, com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivas. Quem explica como se dá essa ¨proteção” é o educador físico e personal de São José dos Campos, Eid Nogueira.

“Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção”, relatou o personal. 

Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato da atividade física promover a diminuição do estresse. “Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças”, explicou Eid Nogueira.

Não importa o tipo de atividade para fortalecer o sistema imunológico, estudos demonstram que parecem não haver grande diferença entre as diversas modalidades, o importante é a prática do exercício moderado.

“Para fortalecer o sistema imunológico exercícios intensos e de cargas pesadas não funcionam, muito pelo contrário. O segredo para a imunização é o exercício moderado. O ideal seria fazer exercícios aeróbios de 3 a 5 vezes por semana e exercícios de resistência, de 3 a 5 vezes por semana e alongamentos”, falou o profissional.

“O exercício regular traz também uma série de benefícios para o organismo, como redução de risco para doenças cardiovasculares e manutenção da massa muscular e corpórea em níveis seguros, além de ativar o sistema imunológico e estimular o sistema de defesa contra infecções, e até alterações pré cancerígenas. Além é claro, de manter o peso ou mesmo emagrecer, fortalecer os músculos, aliviar tensões, combater depressão, melhorar a postura e evitar muitos problemas na coluna, retardando o envelhecimento, promovendo elevação da autoestima, ajudando na execução das atividades cotidianas, principalmente para idosos, evitando problemas de articulações, músculos e ósseos”, falou o médico Marcelo Hirga.

Para a melhora do sistema imunológico, além das atividades físicas, outros fatores contribuem paralelamente para o seu fortalecimento: uma boa alimentação, qualidade no sono e ingestão de muita água.

Coronavírus na Região

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, no Vale do Paraíba não existem casos confirmados. A região tem registrado até o momento 25 casos suspeitos, sendo 11 em São José dos Campos. (Renata Vanzeli – Solução Textual Assessoria)

FONTE: Eid Nogueira – educador físico e personal