Escola Monteiro Lobato comemora 50 anos com celebrações até o final do ano

Escola Monteiro Lobato comemora 50 anos com celebrações até o final do ano
Compartilhar
  •  
  •  
  •  

A escola Monteiro Lobato, em São José dos Campos, completa 50 anos de história em março deste ano. Fundada em 1970, é hoje uma das mais tradicionais da cidade. Para festejar a data, a instituição de ensino organizou e anunciou celebrações até o final deste ano, que já havia começado em janeiro com uma festa da equipe no bar SantOnofre.

A programação de aniversário prevê eventos como um ‘Pet Day’, em abril, feijoada com ex-alunos, passeio ciclístico e até um baile de gala no final do ano, entre outras atividades.

Para Marina Ricci de Siqueira, fundadora da escola, o momento é de grande emoção e satisfação. “Durante todos esses anos o que pautou o crescimento da Monteiro foi o Amor à educação, ao Ser humano e à vida. Vocês são os principais autores dessa longa história. Alunos, Professores, Funcionários, Coordenadores e Pais fizeram e fazem da Monteiro Lobato uma Escola de Afeto, Carinho, Estudo e Aprendizagem. Um ambiente alegre e feliz onde todos participam fazendo sua parte com dedicação e cuidado. Essa Escola nasceu do Amor de uma mãe ao seu único filho; e assim cresceu, se aperfeiçoou, mudou, segue em frente cumprindo sua missão”, afirmou.

“Gratidão é a palavra que define tudo! Comemorar, Festejar, Aplaudir é o que quero fazer com todos vocês. Vida longa à Escola Monteiro Lobato. Meio século já passou e vamos juntos continuar crescendo, estudando e amando nosso trabalho”, completa.

Para Letícia Ricci, uma das diretorias atualmente da escola, o reconhecimento é o maior presente para a Monteiro Lobato neste aniversário de 50 anos.

“É o jubileu de ouro. Penso que o aniversário é nosso e o presente é poder ajudar a fazer de São José uma cidade melhor, com nosso ensino humanizado, nossos projetos de solidariedade e nosso respeito e gratidão por nossa cidade, pais, alunos, ex-alunos, e todos os colaboradores que aqui estiveram e estão”, afirmou.

HISTÓRICO.

A Escola Monteiro Lobato foi fundada em 1970, pelas Educadoras Miriam Ramos Ricci e Marina Ricci de Siqueira, sob o nome de Escola Maternal Narizinho Arrebitado.

Iniciando apenas suas atividades como pré-escola, desde sua fundação, a Escola Monteiro Lobato adotou o Método Montessori como pilar. Em 1973 iniciou o Ensino Fundamental, com a finalidade de proporcionar a melhoria dos estudos para os alunos, oferecendo-lhes uma formação integral sob o aspecto intelectual e humanístico e permitindo-lhes a busca do autoconhecimento para uma boa interação com a sociedade. O compromisso da Monteiro Lobato com a formação de valores morais de seus alunos foi reconhecido pela Unesco no ano 2000. A Escola, por desenvolver o projeto Disciplina Consciente, desde 1996, que trabalha valores como amizade, respeito, lealdade e compreensão entre os alunos, passou a fazer parte da rede Pea-Unesco. Desde então, o projeto é reavaliado a cada ano, para trazer à sala de aula debates sobre temas discutidos ao redor do mundo pela Unesco.

PROGRAMAÇÃO DOS 50 ANOS DA MONTEIRO LOBATO.

1/1 – Festa da Equipe Santo Onofre

27/1 – Boas Vindas na escola

15/2 – Carnaval: Bloco do Lobatinho Vicentina Aranha

3/3 – Comemoração Interna na escola

4/4 – Pet Day – concentração em frente à escola e ida à Praça Japonês

7/5 – Palestra Augusto Cury (Parque Tecnológico)

23/5 – Festival Primeira Edição na escola

4/7 – Feijoada de ex- alunos na escola

15/8 – Festival Segunda Edição na escola

26/9 – Passeio Ciclístico da Unesco – Jardim Aquarius

17/10 – Festa dia das Crianças na escola

27/11 – Baile de Gala A Definir (Salão) (Marcos Eduardo Carvalho – Agência Cápsula)