Varejista de calçados criada em 1982 manteve os diferenciais competitivos por meio da atenção às movimentações do mercado, como metaverso, incubação de startups, omnicanalidade e fidelização de clientes
[Quebra da Disposição de Texto]Se perguntassem para Oscar Constantino, em 1982, se ele imaginava que a loja de calçados na Av Andrômeda, em São José dos Campos, seria a primeira de mais de 115 lojas de um dos maiores varejistas de calçados do Brasil, o Grupo Oscar, ele poderia duvidar. Hoje, o antes estoquista e vendedor é dono de um grupo familiar que recentemente começou a vender calçados no metaverso, investe em startups e tem mais de 2 milhões de clientes fidelizados por meio do Cartão Oscar.
Formado em engenharia mecânica, Oscar Constantino, ao lado dos filhos Bruno Constantino, Diretor Geral, e Renan Constantino, Diretor de Marketing, lideram um grupo que 40 anos depois permanece se destacando e inovando entre os varejistas. O grupo não só implementou mentalidade de startup, com squads e metodologia ágil, como se reinventou digitalmente na pandemia e criou um estratégia multicanal, com a retirada das compras do e-commerce nas lojas físicas, facilitou o crediário e permitiu que os vendedores pudessem acessar e vender o estoque online em poucos cliques.
Em 2022, o grupo foi além, partindo da criação de um venture capital, o Oscar Corporate, que investe em startups early stage nas áreas de varejo, fintechs e logística, que ajudem a agregar inovação ao grupo, e chegando até mesmo a permitir a compra no e-commerce com criptomoedas. Inclusive, com produtos podendo ser adquiridos no Metaverso. “Estamos felizes em comemorar 40 anos ainda mais atentos à inovação, promovendo a melhoria contínua no nosso negócio e mantendo nosso diferencial competitivo, ao unir a credibilidade construída em 40 anos de experiência ao que há de mais recente no setor”, afirma Bruno Constantino, Diretor Geral do Grupo.
Além de marcas próprias, como Constantino, Done Head, OSC, KULT e M SHUZ, as 115 lojas do grupo contam também com uma curadoria de marcas parceiras consolidadas como Beira Rio, Havaianas, Dakota, Nike, Adidas, Vizzano, Grendene e Fila. O sucesso na estratégia de marketing e vendas, que os projetou a um crescimento de XXX% no último ano, rendeu ao grupo também o convite para assumir o marketing e operação brasileira da tradicional marca italiana Diadora. “Fazia parte da estratégia do grupo administrar uma marca internacional. Esse movimento é visto por nós como um grande diferencial competitivo”, afirmou Bruno, em julho.
Sem deixar de lado o viés social, a partir de uma inquietação em promover a inclusão social, o Grupo Oscar também criou, há 10 anos, o Recicalce: projeto que diminui o descarte de calçados usados por meio da revitalização feita por pessoas com deficiência, que já doou mais de 90 mil calçados. Nas oficinas da sede do projeto, em São José dos Campos, os participantes têm também acesso à arteterapia, assistência social, aulas de alfabetização, atendimento com psicóloga, atividades de incentivo à leitura, inclusão digital, economia doméstica e artesanato em couro e tecido.
Para o final de 2022, as principais apostas do grupo são a venda de calçados para festa e itens esportivos. Com aumento de 250% nas compras de calçados de festas, em meio à comemoração dos 40 anos, o Grupo Oscar lançou uma coleção exclusiva inspirada na moda festa, chamada Oscar 40. Além de inaugurar o programa de afiliados Oscar&Você, que permite a qualquer pessoa criar a própria loja com produtos Oscar e ganhar até 10% de comissão nas vendas.
Para celebrar os 40 anos, o Grupo realiza também, neste dia 22 de outubro, uma festa no espaço Vale Music. “Nada mais justo do que celebrarmos as quatro décadas de existência do Grupo com uma festa que reúna todos aqueles que nos ajudaram a chegar até aqui, em uma cidade tão importante como a nossa cidade natal”, finaliza Bruno.