Documentário Percursos do Olhar Registra Novas Percepções de Moradores de Jacareí

 Além de propor “ um novo olhar” sobre a cidade traz a gravação inédita com a tecnologia de 360°

Paisagens cotidianas de regiões urbanas, periféricas e rurais de Jacareí foram registradas num documentário, gravado com a tecnologia de câmera 360° e com a percepção do espectador que é entrevistado. O documentário terá 15 minutos. O projeto, intitulado “Percursos do Olhar”, é dirigido pela produtora Gláucia Faria e conta com a participação de Dannyel Leite, na condução das entrevistas. A produção do documentário foi contemplada no edital 20/2023 com recursos da Lei Complementar 195/2022.

O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva ao espectador, seja por óculos de realidade virtual, celular ou computador, proporcionar uma maneira inovadora de explorar as paisagens cotidianas e, ao mesmo tempo, divulgar os espaços do município.

“O uso da realidade virtual na linguagem documental foi uma escolha estratégica, uma vez que ela passa ao espectador uma experiência em primeira pessoa. A proposta do projeto não é resgatar a história ou arquitetura desses espaços da cidade, mas simplesmente expor suas realidades atuais, com suas dualidades e semelhanças e ouvir de quem se relaciona com essas paisagens, as percepções que carregam”, explicou Gláucia Faria.

As gravações se encerraram em junho, apesar de seguirem um roteiro programado, algumas situações foram feitas com total espontaneidade, entrevistando personagens jovens e de meia idade.

“Na metade dos lugares onde gravamos, já tínhamos algumas pessoas em mente para entrevistar. Na outra metade, a abordagem foi espontânea. Víamos alguém parado no local, fazendo compras ou vendendo alguma coisa, e abordávamos para saber mais da relação delas com o lugar, com a cidade”, falou Dannyel Leite.

Durante as gravações muitas descobertas foram vivenciadas tanto pelos personagens do Percursos do Olhar, quanto por seus produtores.

“Durante a percepção dos percursos, cada pessoa reagiu de acordo com seu momento ou experiência. Muitos falaram com saudade do passado, outros com desesperança em relação ao futuro. Outros quiseram apenas desfrutar do privilégio que têm. Acredito que, assim como a gente com esse projeto, aprendeu a ter um olhar de turista para com a nossa própria cidade, as pessoas quando foram abordadas também tiveram essa experiência de olhar com um pouco mais de atenção para aquilo que é tão comum para elas no dia a dia. Por um momento tiveram um olhar diferente sobre o trajeto, sobre a cidade e sobre si mesmo naquele lugar”, acrescentou Leite.

 Exibição

O documentário “Percursos do Olhar” está em fase de montagem e, em breve, será disponibilizado no canal do Youtube do projeto, com acesso gratuito e permanente. O filme contará com ferramentas de acessibilidade, como: legendas, libras e audiodescrição.

 Acompanhe as redes sociais:

https://www.youtube.com/@percursosdoolhar

https://www.instagram.com/percursos.do.olhar

https://www.facebook.com/percursos.do.olhar

Anúncio

By Solange Bortoleto

Mais Notícias