A obra está na fachada da casa do empresário, admirador de Ozires Silva. Ele revela que o fundador da Embraer o inspirou profissionalmente com sua empresa Brasil ao Cubo.
Quem passa pelo litoral catarinense, mais especificamente na cidade de Garopaba, na praia da Ferrugem, depara com uma obra de arte em grafite na fachada da casa do empresário Ricardo Mateus, CEO da empresa Brasil ao Cubo, empresa de construção modular. No painel de 80 metros quadrados lá está o engenheiro e fundador da Embraer, Ozires Silva, ao lado de outras duas importantes personalidades para o empreendedorismo, tecnologia e ciência: Steve Jobs e Albert Einstein.
O empresário explica como surgiu a ideia. “Eu gosto muito de arte, entre elas o grafite, principalmente em preto e branco. E, de certa forma, o DNA da Brasil ao Cubo sempre passou por isto, conseguir compilar a parte técnica com algo artístico. Todos os projetos arquitetônicos da BR3 têm uma certa relevância com a arte: contemplar o belo. Eu quis evidenciar a arte, o empreendedorismo e a ciência por meio destas pessoas: Ozires Silva com a coragem, Steve Jobs com a arte e a busca constante pelo simples, e o Einstein porque sou encantado com as maravilhas do universo”.
A obra é assinada pelo grafiteiro e muralista Ricardo Herok, que contou com a contribuição de Michel Biasebetti, também muralista. “É sempre incrível trabalhar com projetos de grandes dimensões, e esse em especial foi bem relevante, por se tratar de retratos de três gênios”, afirmou Herok.
Foram seis dias de trabalho. O artista criou a arte no tablet, depois ampliou no formato da parede, e foi usada tinta acrílica com acabamento em verniz.
A Admiração
O admirador de Ozires Silva fala como é ser inspirado por um brasileiro tão representativo, e como a referência desta personalidade impactou sua vida pessoal e profissional.
“O Ozires Silva, para mim, foi a inspiração total para que pudéssemos industrializar a construção civil brasileira. O Brasil tendo o pai da aviação, Santos-Dumont, e não fabricar nenhum avião, e o Ozires queria dizer para o mundo que o Brasil fabrica, sim, aviões, eu acho muito inspirador. Sou engenheiro civil e de produção também. Decidi unificar as duas engenharias para que pudesse desenvolver este produto. A empresa nasceu em 2016 como uma construtech com a missão de industrializar a construção civil brasileira. Desde então, já entregamos obras em todas as regiões do país, atendendo a 17 estados, e continuamos crescendo. ”
Pelo lado pessoal, Ricardo Mateus buscou conhecimento para realizar seu sonho. Paralelamente, fez esforços também para conhecer pessoalmente Ozires Silva.
“Pelo fato de eu me apaixonar pela história dele e me inspirar muito, fiz uma trajetória maluca para poder conhecê-lo. Nos inscrevemos no Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável em 2019, ganhamos, mas na hora de receber o prêmio o Ozires acabou ficando doente e não foi à cerimônia, realizada em Curitiba (PR), e eu não o conheci. Mas em outra ocasião, graças à plataforma meuSucesso.com pude conversar com o Ozires por meio de uma chamada de vídeo. Isso aconteceu no final de 2020 e me emocionou muito. Eu estava diante do cara que mais me inspirou para que eu pudesse evoluir e desenvolver a Brasil ao Cubo”, contou Ricardo.
A conversa se deu porque Ricardo era aluno da plataforma, uma escola de negócios que mostrava os grandes empreendedores, entre eles, Ozires Silva, tema de um estudo chamado “O legado de um herói”.
Para finalizar, Ricardo Mateus aproveitou a oportunidade desta entrevista para declarar o que gostaria de dizer em particular para Ozires:
“Gostaria de parabenizá-lo pela trajetória empreendedora. Sua história é belíssima, e o país lhe deveria estender um tapete vermelho. A você, Ozires, o meu muito obrigado por ser inspiração total na tentativa de industrializar o Brasil. Você é um líder que me inspirou e me fez evoluir”.
fotos (divulgação