Festival Laje Autoral apresenta um panorama diverso da música

Compartilhar

  

Evento digital, gratuito e acessível em LIBRAS traz expoentes de diversos gêneros da música autoral com apresentações exclusivas 

O processo criativo de um compositor(a) pode ser individual ou coletivo. Seja fechado num quarto ou numa batucada com os amigos, a arte de versar palavras e construir melodias imprime diferentes tipos de sentimentos, vivências e dilemas que, muitas vezes, atuam como uma fotografia que eterniza e salvaguarda fragmentos da história de uma sociedade. Toda história de vida tem uma trilha sonora. 

Mas, se a música pode ser festa, memória e bálsamo, por que músicos que apostam em suas composições têm dificuldade em encontrar espaços adequados à divulgação de sua arte? Na contramão da produção artística em massa, a música autoral encontra cada vez menos oportunidades em ser a protagonista nos palcos da cidade. E é nesse hiato entre a repetição midiática e a paixão de quem produz sua própria música, que habita o Festival Laje Autoral!  

A partir do dia 30, essa arte poderá ser conferida gratuitamente no Festival Laje Autoral, um festival 100% digital com apresentações musicais e entrevistas produzidas pelo Estúdio DVEL, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.  

O Festival celebra diferentes estilos de música autoral, em seis shows musicais e entrevistas. De 30 de novembro a 5 de dezembro, sempre às 17:00hs, ocorrerá a apresentação de um novo episódio no canal do @EstudioDVEL no Youtube. Uma ação coletiva de fomento à cena autoral de São José dos Campos que irá presentear gratuitamente os espectadores com música de alta qualidade.  

Com composições autorais que vão do blues ao rap, fazem parte da programação os artistas residentes em São José dos Campos Meire D’OrigemRafael GonzáGabriel SielawaThiago Milani e Bidu Sous; e o músico convidado Thadeu Meneghini. Os encontros e entrevistas são conduzidas por Adriano Pereira, jornalista que começou na profissão atrás das lentes de uma câmera. Adriano passou a escrever sobre música e gastronomia, foi editor de revistas e portais, assinou um blog de música que o levou para coberturas internacionais.  

Para que o conteúdo contemple ainda mais pessoas, o Festival Laje Autoral será traduzido em totalidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), incluindo interpretação das letras das músicas, oferecendo acessibilidade ao conteúdo para a comunidade surda. 

O projeto FMC Festival Laje Autoral (006/FMC/2021) é beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura. O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura ou da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.  

Festival Laje Autoral, uma festa digital livre e inclusiva, é só colar!  

PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS 

EPISÓDIO I 

Data de estreia: 30/nov | Horário: 17h00 

Convidado: Rafael Gonzá – Violeiro de São José dos Campos que trabalha nas ruas das cidades por onde passa em qualquer outro espaço onde seja convidado para tocar, compondo canções, músicas instrumentais, tocando umas modas e uns forrós pela vida. Em 2020 lançou seu primeiro trabalho gravado:”Despedaçado”. 

Foto Enzo Menon Rahal 

EPISÓDIO II 
Data de estreia: 01/dez | Horário: 17h00 
Convidado: Gabriel Sielawa  – o artista apresenta seu projeto solo de voz e violão. Criador em bandas como Dom Pescoço e Homens de Melo, suas composições trazem o olhar ao interior com fortes influências nacionais e latinas, um trabalho autoral busca uma visão incessante para o entendimento de si próprio e do que lhe cerca. 

Foto Enzo Menon Rahal 

EPISÓDIO III 

Data de estreia: 02/dez | Horário: 17h00 
Convidada: Bidu Sous – considerada uma revelação no blues, filha de pai violeiro, cresceu ouvindo moda de viola e música caipira. Mais tarde se encantou com a chorosa melodia do velho blues. Bidu já se apresentou em diversos festivais pelo país e já dividiu o palco com grandes nomes. Seu primeiro álbum autoral, lançado recentemente em uma parceria com o guitarrista e produtor Lancaster Ferreira, é o primeiro álbum de blues tradicional lançado por uma mulher no Brasil!  

Foto divulgação 

EPISÓDIO IV 
Data de estreia: 03/dez | Horário: 17h00 
Convidado: Thadeu Meneghini – produtor, músico, cantor e compositor da banda Vespas Mandarinas, que teve seu álbum “Animal Nacional” indicado ao Grammy Latino 2013. 

 Foto divulgação 

EPISÓDIO V 
Data de estreia: 04/12 | Horário: 17h00 

Convidada:  Meire D’Origem – mãe e rapper, integrante do movimento cultural Hip Hop desde os 15 anos, oficineira e arte educadora. Nascida e criada em SJC, Mere é integrante da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop além de ser umas das participantes e idealizadoras do Coletivo de Mulheres “Triluna” que promove a Batalha feminina de rimas “Na caneta ou no Batom” e que fomenta os 5 elementos da Cultura Hip Hop na região Valeparaibana. É integrante do grupo D’Origem e do GT Mulheres da cultura SJC.  

 Foto Enzo Menon Rahal 

EPISÓDIO VI 
Data de estreia: 05/dez | Horário: 17h00 

Convidado: Thiago Milani – compositor e guitarrista que atua há 20 anos fomentando a música, especialmente no Vale do Paraíba. Com um estilo eclético que transita entre o rock alternativo, folk e rock n roll, Thiago surgiu na cena como vocalista e guitarrista da banda Inplastika. Hoje, Thiago se dedica às guitarras da banda de folk rock John John Blacksmith, com um disco lançado em 2016 e em produção de um novo álbum em carreira solo, no qual investe no clima bucólico de suas composições em formato acústico com violão e gaita.  

Foto divulgação 

SERVIÇO 
 
FESTIVAL LAJE AUTORAL 
6 Episódios 
Datas das estreias: 30 de novembro a 5 de dezembro 
Horário: 17h00 
Local: https://www.youtube.com/c/EstudioDVEL 
Tradução em LIBRAS 
Programação livre e gratuita 

FICHA TÉCNICA 
Músicos Convidados(as): Thadeu Meneghini, Meire D’Origem, Rafael Gonzá, Gabriel Sielawa, Thiago Milani e Bidu Sous 

Apresentação: Adriano Pereira 

Arte Educadora: Fernanda Segolin 

Produção Executiva: André Dias Rosa 

Produção Técnica: André Filú 

Produção Audiovisual: Luiz Silva e Karina Francis Urban 

Produção Audiovisual e Edição: Rodrigo Silva 

Comunicação e Assessoria de Imprensa: Cris Abreu 

Design e Animação: Melissa Lima 
Fotos: Enzo Menon Rahal 
Libras: Tânia Alisson 

By Solange Bortoleto