Show na cidade natal acontece no dia em que o artista completa 60 anos de vida e quase quatro décadas como cantor e compositor
No dia em que completará 60 anos de vida (13 de setembro), o compositor, cantor e violonista joseense, Joca Freire, lançará oficialmente em sua cidade natal, o 10º álbum da carreira. Intitulado “Imagens Sutis”, seu mais novo trabalho faz uma releitura da própria história e da infância vivida em um casarão em Santana, tradicional bairro da zona norte de São José dos Campos.
O show de lançamento em São José será no Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (Rua Netuno, 41, Jardim da Granja), na sexta-feira (13), a partir das 20h30, com participação especial de Malu Freire, filha do artista. O ingresso é colaborativo, ou seja, sem valor determinado, não obrigatório e a adesão pode ser feita durante a apresentação.
Em 38 anos de carreira, Joca Freire tem mais de 100 composições gravadas, entre autorais e em parceria, e agora completa 10 álbuns lançados. O mais novo deles traz quatro músicas de autoria do artista e outras quatro em parceira com outros compositores, sendo algumas inéditas. A obra já está disponível nas plataformas digitais.
Entre os trabalhos de maior repercussão da carreira de Joca Freire está o Álbum “A Flauta Que Me Roubaram” (2003), com textos do poeta e jornalista joseense Cassiano Ricardo, que foi membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras.
O álbum “Imagens Sutis”
Gravado ao vivo no quintal do casarão de Santana, o álbum “Imagens Sutis” foi produzido por Kabé Pinheiro. O produtor musical também participou da gravação, incluindo o pandeiro e o sapateado na percussão. Além dele, os músicos Lucas Andrade (violão) e Everton Campos (flauta) deixaram seus talentos registrados na obra.
A canção “Imagens Sutis” que intitula o álbum foi composta em 2001, inspirada na infância de Joca Freire e a gravação pode ser conferida em: https://www.youtube.com/watch?v=cfhcpqHNu7c
Trajetória artística
Desde pequeno, Joca Freire gostava de cantar e seu desafio foi vencer a timidez e encarar o palco. Começou a tocar violão ainda garoto e por volta dos 24 anos descobriu a vocação para compor. As coisas simples do cotidiano, suas memórias e o amor são suas maiores fontes de inspiração.
Joca Freire tem como principais influências, ícones da MPB como: João Bosco, Dori Caymmi, Chico Buarque, Milton Nascimento, Djavan, Ivan Lins e Paulinho da Viola. E entre os grandes nomes com quem já dividiu o palco estão Danilo Caymmi, Alayde Costa, Adílson Godoy, Jair Rodrigues e Zezé Motta, além de Rolando Boldrin, durante participação no Programa “Sr. Brasil” da TV Cultura.
Ingresso colaborativo (sem valor determinado, não obrigatório e com adesão durante o evento)
Crédito das fotos: Divulgação
Canais oficiais:
Youtube: @JocaFreire
Instagram: @jocafreireoficial
facebook.com/jocafreireoficial
—